Parque Krka na Croácia

O Parque Krka não é o mais famoso da Croácia, cargo que os Plivtice ocupam. Mas merece uma visita, principalmente por permitir um mergulho no calor escaldante de verão croata.

thumb_img_0515_1024

O parque fica na região chamada de Sibenik, a 60 km de Trogir. Então saímos no final do dia de Trogir e fomos em direção ao nosso hotel maravilhoso que ficava perto do parque Krka. O hotel se chama Guest Accommodation Atrium Gulin. Fica em uma estrada no caminho para o parque Krka e é um local onde celebram casamentos nos finais de semana.

Fomos recebidos com um champagne por ser nossa lua de mel, em um quarto super espaçoso e com uma varanda onde assistimos um lindo pôr do sol.

O restaurante do hotel era muito top. O café da manhã maravilhoso, com muita comida servida para a gente. Também jantamos duas noites ali e tudo era muito gostoso. No final, a simpática atendente nos deu dois pedaços de bolo para provarmos os bolos de casamento que o hotel oferece aos noivos que ali se casam.

thumb_img_4758_1024

Primeira parte do nosso café da manhã

Voltando ao parque Krka, saímos do hotel por volta de umas 11 horas da manhã.

O parque Krka tem 109 km2 e sua base é o rio Krka. O fenômeno que o torna especial são sua quedas d`água provocadas pelos travertinos (pedras de calcário formadas fora da água). Além de visitar a principal cachoeira do parque, chamada de Skradinski buk, é possível visitar o monastério franciscano que fica em uma ilha no meio do lago (ilha de Visovac), o monastério Krka e ruínas de uma fortaleza e uma outra cachoeira chamada de Roški Slap. Os preços do ingresso podem ser vistos no site.

Existem duas entradas para acessar ao parque.

A primeira que testamos fica em Skradin e o transporte entre a área de ingressos e o início da trilha do parque é feita por barcos. Estes barcos não funcionam entre novembro e abril. Ali perto, em Skradin também tem um acesso de trilha em que se vai de bicileta por 3 km.

Antes de chegar a entrada, vale muito a pena parar na ponte existente em Skradin que permite uma vista linda do lago onde o barco navega.

thumb_img_0493_1024

Para estacionar, há muitos estacionamentos pagos perto da entrada. Fizemos isso e quando chegamos na entrada para comprar ingresso, quase caímos para trás. A fila estava gigantesca!!! E os barcos demoram para sair. Naquele calor escaldante desistimos de ficar ali e voltamos para o carro para irmos para a segunda entrada.

A segunda entrada fica em Lozovac, a cinco minutos do nosso hotel. Esta é na verdade a principal entrada, mas o transporte até a trilha é feita de ônibus. O estacionamento ali é de graça e a fila era quase inexistente. Fiquei muito feliz de comprar aquele ingresso e seguir para conhecer o parque!

thumb_img_0570_1024

Vista de dentro do ônibus

O ônibus de Lozovac deixa a gente no início da trilha da cachoeira Skradinski buk. A ideia é fazer esta trilha, no meio da vegetação e cercada do rio que tem uma coloração espetacular.

Como era agosto, as trilhas estavam muito cheias e isso é um pouco chato. Mas nada que a beleza daquelas águas não fizesse esquecer.

thumb_img_0501_1024thumb_img_0511_1024thumb_img_0532_1024thumb_img_0533_1024thumb_img_0549_1024

Há algumas áreas para pausas e mesas para piquenique. Até que, no final, chegamos a cachoeira propriamente dita! Linda, de um azul esverdeado incrível!!! Mas também fria e MUITO cheia.

thumb_img_0526_1024thumb_g0073271_1024

Aproveitamos a água para nos refrescar e depois comemos em um dos restaurantes que fica ali na área. Tem banheiro e lojas de souvenir por ali também.

Nós não fomos visitar as outras atrações e retornamos pelo mesmo caminho que fomos, até o ponto do ônibus.

Esse dia descansamos muito curtindo o hotel e, no outro dia, fomos visitar a principal cidade da região, chamada de Sibenik. No próximo post eu escrevo sobre essa cidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s