Sibenik é um região cuja principal cidade também tem o mesmo nome e que fica na parte norte da Dalmácia. Nós escolhemos ficar dois dias por aqui para dar uma relaxada no meio da lua de mel e porque descobrimos um hotel que amamos (olha aqui que falei dele).
Nessa região, a atração mais visitada é o Parque Nacional Krka que visitamos no primeiro dia (post aqui). Nós aproveitamos o segundo dia para conhecer a cidade de Sibenik.
Os primeiros a colonizarem esta região foram os próprios croatas. Mas os venezianos a dominaram no ano de 1116. Como a cidade foi atacada por outros povos, uma proteção de fortalezas foi construída pelos venezianos. Na época mais recente, de luta para independência da Ioguslávia, Sibenik foi bombardeada. Mas sua reconstrução veio com força total!
Para começar o passeio, estacionamos na orla e fomos andando por ela, já vendo lindas construções no estilo das outras cidades dalmacianas.
A principal atração da cidade é a Catedral de São Tiago, declarada Patrimônio da Humanidade. Toda construída em pedra, tem a fama de ser a maior igreja construída totalmente de pedra, sem tijolo ou madeira. A igreja começou a ser construída em 1431 e só terminou em 1535.
Do lado de fora, chama a atenção os 71 retratos de cabeças. Cada um é uma representação dos cidadão do século 15 que ajudou na construção da catedral. Os mais pão duros tiveram seus rostos esculpidos de uma forma mais caricata.
Vale pagar para entrar. Por dentro nos chamou a atenção o teto e os pés do batistério (pia de batismo) com três anjinhos.

Detalhes da porta de entrada
Na praça em frente a igreja, mais casinhas com janelas verde e uma estátua marcando presença.
Fomos andando pelas ruas labirínticas da cidade e passamos na frente da Igreja de Santa Bárbara.
Depois de muito andar, descemos pelo Mosteiro Franciscano que permite uma bela vista do litoral (primeira foto do post!)
A cidade é pequena e em algumas horas é possível conhecer suas principais atrações. Vale a pena uma escapada por aqui.