Zadar, um pôr do sol marcante na Croácia

Viajar no verão traz a grande vantagem dos dias serem bem mais compridos. E aproveitando este fato, saímos pela manhã de Sibenik (post aqui) e fomos margeando o litoral até Zadar, que fica na parte Norte da Dalmácia.

thumb_img_0694_1024

Pôr do Sol incrível em Zadar

Antes de chegar ao destino final, fizemos uma pausa estratégica na cidade de Tisno. Uma total desconhecida, mas que olhamos no mapa e decidimos descansar as pernas. E o mais incrível é descobrir que em qualquer ponto da costa croata, as águas são de uma cor incrível! E a cidade é bem agradável, inclusive com uma pracinha e uma centrinho charmosos.

thumb_img_0631_1024thumb_img_0644_1024

Agora o destino era realmente Zadar, onde queríamos assistir o pôr do sol. Por isso, decidimos dormir por aqui. O centro de Zadar é fechado para carros e, por isso, ficamos em uma rua próxima. Como é de costume na Croácia, alugamos um apartamento, chamado de Apartments Aria. Um quarto bem espaçoso, um banheiro e uma cozinha onde a dona nos recebeu com uma garrafa de vinho croata. Custo benefício era ótimo pois pagamos 58 euros o casal em pleno verão. Para chegar ao centro levamos 10 minutos andando.

Zadar foi dominada pelos ilírios já no século 9 a.C. Depois, no século 1 a.C., foram os romanos que dominaram a área. Também teve domínio veneziano na cidade, austríaco e alemão. Estes últimos vieram durante a Segunda Guerra Mundial e bombardearam a cidade, destruindo 60% da cidade velha. Zadar também sofreu destruição na época da independência ioguslava. Mas hoje, ela se reconstruiu e é uma das maiores cidades croatas, misturando turistas e trabalhadores em seus escritórios.

A graça de Zadar já começou na travessia que fizemos para alcançar o centro. Podia ser por uma ponte ou, muito mais charmoso, por barquinhos sem motor que lembra as gôndolas de Veneza. Custa bem barato e vale muito a pena. Assim, entramos no Centro já beirando o mar.

slide1

Fomos em direção a rua principal, onde passamos na praça em que estão as ruínas romanas onde havia, no século  1 a.C., um templo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva.

thumb_img_0720_1024

Também fica por ali uma coluna da Idade Média que era usada como pelourinho, ou seja, onde se castigava os que eram acusados.

thumb_img_0724_1024

A Igreja de São Donato tem uma forma circular que chama a atenção ali. No lugar ficava o fórum romano da antiga cidade. Não entramos, mas nosso guia dizia que valia a pena. De dia e de noite, fica lindo!

Também por aqui fica o Museu Arqueológico e o Museu de Arte Sacra que fica em um antigo convento beneditino.

thumb_img_0664_1024

Fomos caminhar pela rua principal, fechada para carros e cheia de turistas. Chegamos na praça principal, onde era o centro da vida pública no passado, chamada de Narodni Trg (praça do povo). Aqui funcionava a loggia onde, antigamente, anúncios públicos e julgamos eram pronunciados. Uma torre do relógio construída em 1798 durante o governo austríaco também está ali. Essa praça é muito animada e tem vários artistas fazendo caricaturas.

thumb_img_0731_1024thumb_img_0732_1024thumb_img_0735_1024

Fomos andando até a outra praça, Trg Pet Bunara (praça dos cinco poços), construída em 1574 no lugar de um antigo fosso. Ali perto estão algumas muralhas da cidade antiga e algumas colunas romanas.

thumb_img_0737_1024thumb_img_0738_1024

Agora, o mais especial de Zadar, está a beira mar. O pôr do sol é incrível, um dos mais lindos que já vi! Voltamos ao passeio marítimo e fomos andando em direção a uma atração muito surpreendente, o Órgão do Mar. Um conjunto de tubos e apitos fica numa escadaria a beira mar e, o ir e vir das ondas, vai tocando uma melodia incrível. Ficamos ali ouvindo e vendo o sol incrível se pondo. Momento para ficar para sempre na memória…

thumb_img_0674_1024

Todos ouvindo o órgão e vendo o pôr do sol

thumb_img_0683_1024

thumb_img_0704_1024

Quando o sol caiu curtimos a outra grande atração de Zadar: a Saudação ao Sol. Diversas placas que utilizam a luz solar acumulada durante o dia vão acendendo e apagando, com diversas cores, formando um espetáculo visual incrível. As pessoas imitam as crianças e correm de um lado a outro buscando as placas que estão acendendo.

Zadar é uma cidade compacta para o turista, mas incrivelmente bela. Programar um pôr do sol aqui é algo único. Quem sabe, como Hitchcock declarou uma vez, você também ache que Zadar tem o mais bonito pôr do sol do mundo.

thumb_img_0708_1024

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s