Uma manhã por Zagreb

Zagreb, capital da Croácia, é uma cidade um pouco desprezada pelos turistas, que querem mesmo é partir para as praias croatas ou para Dubrovnik. Acabamos não deixando muito tempo para ela, o que me causou um certo arrependimento.

thumb_img_4830_1024

Chegamos em um fim de dia a Zagreb, onde devolvemos nosso carro alugado e fomos para nosso pequeno apartamento alugado. O nome era Apartment Green Orange e era uma graça, super bem localizado e ao preço de 40 euros a diária.

Na noite em que chegamos fomos andando por uma rua bem charmosa, cheia de restaurantes onde fomos no Restoran Vinodol. Uma delícia! Vale muito a pena.

No dia seguinte amanheceu bem frio e chuvoso (estávamos em agosto!). O passeio que fizemos foi de duas horas até o horário do nosso ônibus para a Eslovênia. Sorte que a cidade é compacta e as atrações bem próximas. Não entramos em nada, apenas caminhamos.

A cidade se divide em duas partes, a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Escolhemos começar pela parte baixa e subir para a alta, em seguida. Fizemos tudo andando desde nosso hotel.

Primeiro foi a vez de visitarmos a Catedral de Zagreb. Estava iniciando uma missa e foi interessante ver como as pessoas acordavam cedo para irem a Missa, enchendo a Catedral. A construção é de 1094 e bem imponente. Quando o império otomano invadiu a região, no século XIII, foram construídas muralhas. Um pedaço da mesma dá para ser visto ali perto.

thumb_img_4793_1024

thumb_img_4800_1024

Na frente da Catedral fica uma escultura chamada de Pilar de Maria em homenagem a Nossa Senhora e cercada por quatro anjos.

thumb_img_4799_1024

Na praça logo ao lado da Catedral estava começando o Mercado de Dolac, famoso mercado de rua onde os croatas compram frutas e comidas frescas.

thumb_img_4801_1024

Fomos em direção a Cidade Alta, começando pelo Portão de Pedra. Logo antes passamos pela Estátua de São Jorge. O portão era um dos acessos a cidade alta e que ainda permanece intacto. Um incêndio que ocorreu na Idade Média destruiu quase toda a parte ata da cidade. Contudo, o portão, que tinha uma imagem de Nossa Senhora dentro, se manteve intacto. Dado o milagre, a população passou a venerar a imagem e hoje funciona uma pequena capela dentro do portão.

thumb_thumb_img_4804_1024_1024thumb_img_4805_1024

Seguindo nesta rua chegamos no ponto mais famoso e fotografado de Zagreb: a Igreja de São Marcos. A fama vem pelo seu lindo teto onde vemos os brasões da Croácia e de Zagreb. Vale reparar nos detalhes da porta e dar uma volta para ver a parte de trás da igreja.

thumb_img_4809_1024thumb_thumb_img_4824_1024_1024

A praça onde ela fica abriga os prédios chaves do país: Parlamento, a Sede do Governo e o Tribunal.

Seguindo pela rua em frente a igreja, passei pela Igreja dos Santos Cirilo e Metódio e pelo famoso Museu das Relações Terminadas que expões vários objetos de casais que terminaram seus relacionamentos.

Na pracinha que surge fica a Igreja de Santa Catarina e a Torre Lotrscak construída no século XIII. Esta era a torre principal da cidade, cujo sino anunciava o momento de fechamento da cidade alta. Ainda hoje, todo meio dia, é disparado um tiro de canhão. Do lado da torre fica o Funicular que nos levou para a cidade baixa.

thumb_img_4843_1024

Vista do alto do funicular

thumb_thumb_img_4846_1024_1024

A partir daí chegamos na rua principal de compras de Zagreb. Fomos andando por ali e vimos a Praça Trg Bana Jelacica, o coração da cidade.

thumb_thumb_img_4851_1024_1024

thumb_img_4855_1024thumb_img_4820_1024

Nosso pequeno tour terminou por aqui. Queria ter mais umas horinhas para poder conhecer a chamada Ferradura Verde que são um conjunto de parques bem bonitos da cidade.

Um dia é suficiente e merecido para conhecer esta capital não tão famosa da Europa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s