Eslovênia: dicas práticas para organizar a viagem

A Eslovênia é uma daquelas jóias europeias ainda não muito divulgada. Apesar de pertencer aos Balcãs, senti uma diferença enorme em termos de desenvolvimento se comparada aos outros países que conhecemos desta região.

thumb_img_1176_1024

Lago Bled esplendoroso

Com um território menor que o do Sergipe, é inacreditável a diversidade de natureza que encontramos por aqui: tem os alpes, tem lagos, tem muito verde, tem cavernas e até mar!

Um pouquinho de história

A região onde fica a Eslovênia atual era habitada desde 250 mil anos atrás. Os romanos dominaram a região e a anexaram ao Império Romano do Ocidente. Os verdadeiros precursores do país foram os eslavos que chegaram no século VI. Passado os anos, após a Primeira Guerra Mundial, os eslavos se unem aos croatas e sérvios e surge a Ioguslávia. Então vem a Segunda Guerra Mundial e o líder Tito que instala o comunismo no país. Enquanto ele estava vivo o país permaneceu unido. Com sua morte, em 1980, o socialismo começa a se desintegrar e  começam as rivalidades entres os diferentes povos da Ioguslávia. Para os eslovenos a independência foi muito tranquila, sem guerras. Em 1990 são realizadas eleições e o país da Eslovênia é reconhecido em 1991.

Quem são os eslovenos?

Os eslovenos são um povo muito receptivo e preocupados com o meio ambiente. É o terceiro país com mais florestas na Europa. Se considerarmos o tamanho dela, fica fácil de entender que 60% do seu território é ocupado por verde. O país vai muito bem economicamente e pertence a União Europeia.

Como chegar na Eslovênia?

Para chegar na Eslovênia, há um aeroporto na sua capital Ljubljana. Outra maneira muito fácil é por via terrestre desde Itália, Áustria e Croácia, países com o qual faz fronteira.

Nós viemos da Croácia, especificamente de Zagreb. Resolvemos ir de ônibus e não com o carro que tínhamos alugado em terras croatas pois teríamos que pagar uma taxa muito alta por devolver o carro em outro país. Compramos a passagem pela internet no ste da Flixbus. Foram 9 euros e duas horas de viagem, saindo da rodoviária de Zagreb e chegando na rodoviária de Ljubljana (que fica junto a estação de trem).

Nossa saída do país foi usando o aeroporto. Voamos com a companhia Adria até Munique.

Como viajar pela Eslovênia?

O ideal é escolher um ponto para se hospedar e fazer bate e volta a partir dali. O mais comum é se hospedar em Ljubljana que fica, a mais ou menos, 1 hr – 1,5 hr das principais atrações turísticas. Para fazer os bate e voltas, o ideal é carro. Mas há ônibus que levam aos principais destinos e agências de turismo.

thumb_img_1360_1024

Uma praça em Ljubljana

Nós estávamos em lua de mel. Por isso não queria me hospedar em cidade “grande” (muito entre aspas porque Ljubljana passa longe de ser uma cidade grande). Queria muito ficar perto do Lago Bled, a principal atração do país em um hotel com vista. Porém o preço dos hotéis que tinham vista eram exorbitantes dado que estávamos em pleno verão europeu. Pesquisando muito encontrei uma cidade ao lado de Bled chamada Radovljica. Como ela ficava mais no alto, prometia vistas bonitas além de ser famosa pela sua culinária.

thumb_img_1286_1024

Um pouco da vista do nosso hotel

Alugamos o carro através da AutoEurope, site que sempre prefiro quando viajo pela Europa. Acho os preços bons e eles foram muito profissionais quando tivemos que usar, no passado, a franquia reembolsável que eles oferecem. Retiramos o carro ao lado da estação de trem e devolvemos no aeroporto. Não me cobraram taxa de retorno por entregar em outro lugar.

Estacionar na Eslovênia é muito fácil, mesmo no concorrido Lago Bled ou na capital. As estradas são maravilhosas, além de terem vistas lindas. Há muitos postos de gasolina, com lojas de conveniência ótimas. Pegamos um pouco de trânsito no acesso ao Lago Bled, mas nada que atrapalhasse muito. Usei Google Maps offline e funcionou muito bem.

Importante verificar se sua operadora já colocou no carro o chamado vignette (um cartão que se cola no vidro) que inclui os pedágios. Se não, é preciso comprar pelo período que se ficará circulando no país.

O roteiro que fizemos na Eslovênia em três dias pode ser visto aqui.

Hospedagens

Como falei acima, escolhemos nos hospedar perto do Lago Bled na cidade de Radovljica. Considero o hotel um achado. Na verdade ele fica em um dos restaurantes famosos da cidade e se chama Guesthouse and Restaurant Kunstelj. No primeiro momento nos colocaram em um quarto superior que não tinha nada demais. Pedimos para ficar em um outro, no térreo, que ficava de frente para um gramado lindo. Eles deixaram e pronto. Tínhamos uma varandinha para a gente, um quarto confortável e uma vista deliciosa! Pagamos 77 euros a diária com café da manhã.

thumb_img_1083_1024

Quintal do nosso quarto

thumb_img_1293_1024

Nossa janela

thumb_img_1079_1024

A horta que ficava no nosso quintal e abastecia o restaurante

thumb_img_1294_1024

As lavandas da nossa varanda

Comida e Bebida

Como a cidade que escolhemos ficar tinha uma certa fama gastronômica, foi por ali que jantamos nas nossas duas noites na Eslovênia. A comida é um pouco mais pesada já que estamos perto dos Alpes e faz um leve frio pela noite, mesmo no verão. Para beber, vale experimentar o vinho esloveno que é uma delícia.

Clima

Em agosto pegamos calor durante o dia, mas aquele calor mais agradável do que o do sul da Croácia. Pela noite fazia um friozinho que pedia um casaco.

No inverno faz muito frio no país, chegando a nevar.

Dinheiro

Como a Eslovênia faz parte da União Europeia, ela já adotou o euro. O país não é super barato que nem a Bósnia ou Montenegro, mas não tão caro como as grandes cidades europeias.

thumb_thumb_img_4912_1024_1024

Balão visto desde nossa varanda

Então é isso! Vamos começar a falar desse país pequenino e cheio de belezas naturais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s