Foi através de muita pesquisa que encontrei uma cidade perfeita onde nos hospedamos na Eslovênia. A pequena Radovljica fica na parte do alto a beira do vale do rio Sava,a apenas 6 km do famoso lago Bled.

Vista desde nosso hotel
A cidade não é das mais turísticas, mas é famosa principalmente por duas coisas: sua comida e seus gingerbread (como se fossem pães de mel). Além disso seu centro histórico de uma rua tem casas lindas do século XV e XVI.

O centro histórico
Ficamos hospedados na Guesthouse and Restaurant Kunstelj, com vistas incríveis desde o terraço, além de um ótimo restaurante.

Vista da nossa janela
Fomos andando em dois minutos até o centro histórico, onde fomos vendo as lindas casas. Muitas delas tem imagens desenhadas em suas portas, o que as tornam mais belas ainda.
Uma das casas, chamada de Lectar, é bem famosa por produzir há anos os gingerbread. Os mais tradicionais são em formato de coração. Todos tem desenhos lindos e eram usados para presentear em ocasiões especiais. Na casa funciona um museu, mas não entramos pois só abre meio dia. Garanti meu gingerbread na casa de informação turística (achei bem mais bonito, do que gostoso!).

O museu, restaurante e pensão Lectar

Meu gingerbread
Na noite anterior jantamos por aqui pois este é o restaurante (junto com o do nosso hotel) mais famoso da cidade. É a própria família que atende aos clientes e que cozinha. Também funciona uma pensão por aqui.
Ao fim das casinhas, fica um mirante com mais vistas lindas do vale abaixo da cidade.
Para terminar vimos a Igreja da cidade e o portão final do centro histórico.
Achei muito gostoso me hospedar por aqui pois era bem perto do Lago Bled, tinha vistas incríveis e um preço muito acessível. Vale uma passada na cidade na volta do Lago Bled para fazer uma boa refeição.