Como aproveitar uma conexão longa em Roma?

Roma é sem dúvida a nossa cidade preferida no mundo. Eu e João amamos a Itália e Roma retrata muito bem o que tanto nos atrai no país: história pela rua, beleza, povo alegre e festeiro e comida maravilhosa.

thumb_IMG_0412_1024

Roma e seus clássicos

Conhecer as atrações básicas de Roma requer, pelo menos, uns 4 dias. E claro, sempre haverá mais e mais motivos para retornar. Neste post aqui, retratei nosso roteiro de 4 dias em Roma.

Pois bem, nossa passagem de lua de mel foi emitida por milhas da Smiles. As passagens com menos milhas para a Europa são da Alitalia (35 mil cada trecho). Emitimos na ida Rio de Janeiro – Milão (com uma conexão de 2 horas em Roma) e a volta foi Frankfurt – Rio de Janeiro. Na volta, a conexão em Roma era de 9 horas.

A questão era: ou vamos mofar por 9 horas no aeroporto ou vamos dar uma voltinha pela nossa cidade favorita no mundo para fechar com chave de ouro a lua de mel? Acho que a resposta era fácil.

thumb_IMG_0425_1024

Ah esses cantinhos de Roma…

Dá tempo de visitar Roma em uma conexão?

Claro que isso só é possível se você tiver uma conexão longa. Sempre vale fazer as contas e vê se há tempo. O que levar em conta no cálculo?

1- Imigração: no nosso caso não havia pois estávamos viajando dentro da União Europeia.

2- Retirar Malas: as grandes malas seguiram direto para o Rio. Logo não tínhamos que retirar.

3- Deslocamento dentro do Aeroporto e busca de onde guardar as malas de mão: o aeroporto de Roma é grande e o local para guardar malas fica no Terminal 3. Nós chegamos no Terminal 1. Considerei 1 hora para tudo isso.

4- Tempo de transporte até o centro da cidade: em Roma esse tempo é muito fácil de calcular pois o trem Leonardo Express sai do aeroporto e deixa no Termini em 35 minutos de viagem. Claro que não iríamos chegar e pegar o trem saindo imediatamente. Considerei então 1 hora desde o aeroporto até o centro da cidade.

5- Tempo de transporte na volta: o tempo é o mesmo anterior dentro o trem. Porém aqui eu podia ver os horários exatos do trem e voltar na hora certa sem precisar esperar. Então considerei 45 minutos.

6- Trâmites no aeroporto para embarque: não precisaríamos fazer check in, apenas pegar mala, raio-x e controle de passaporte. Como as filas podem ser grandes considerei 1 hora de trâmites + 1 hora até o vôo.

Resumindo: 1 hr no aeroporto na chegada + 1 hr até centro da cidade + 45 minutos retornando para o aeroporto + 2 horas no aeroporto na volta = sobrou 4 horas e 15 minutos de passeio.

Vale a pena ou não sair do aeroporto? 

Para a gente valeu esse tempo para andar pelas ruas de Roma perdidamente, almoçar uma massa e pizza com vinho da casa e tomar um bom sorvete italiano. Mas pense bem o que quer. Afinal ficar no aeroporto pode sair mais barato (se você passar as 9 horas sem gastar muito).

Cada mala guardada custava 8 euros (e eles são chatos não deixando colocarmos uma sacola amarrada na mala… ou seja, pagamos 8 euros pela sacola também). O trem para o centro da cidade sai a 15 euros cada pessoa, cada trecho (ou seja, 30 euros ida e volta por pessoa). No mais não gastamos nada, apenas o almoço e o sorvete.

O que fizemos em 4 horas em Roma?

Aqui vale o bom senso de que não é possível conhecer muitas atrações na cidade em 4 horas. Por isso, escolha uma área que deseje e passeie livremente por ali.

Escolhemos os arredores de Termini para não precisarmos pegar mais um transporte.

Por ali, começamos revisitando a Basílica S. Maria degli Angeli e dei Martiri. Gosto muito dessa igreja por dentro e por fora, pois ela foi construída sobre ruínas do Templo de Diocleciano.

Seguimos pela Piazza della Repubblica, passando por um igreja muito bonita por fora.

Paramos para almoçar em um restaurante que nos chamou a atenção.

thumb_IMG_0369_1024

Continuamos descendo a rua, indo em direção ao Monumento a Vitório Emanuele, mas passando por cantinhos únicos de Roma.

thumb_IMG_0375_1024thumb_IMG_0376_1024

thumb_IMG_0383_1024

Monumento a Vitoria Emanuele

Dali, fomos em direção ao Coliseu. Passamos pelo Fórum de Trajano do século II d.C. Ao lado ficava o Mercado de Trajano, onde estima-se que mais de 150 lojas funcionavam.

thumb_IMG_0385_1024

Continuando pela Via dei Fiori, passamos pelo Fórum de César e Fórum Romano (aqui neste post falo bem sobre ele). Ah, como eu amo Roma! São muitas ruínas e muitas histórias pelo meio da rua.

thumb_IMG_0387_1024thumb_IMG_0391_1024thumb_IMG_0389_1024

No caminho, entramos na Basílica de São Cosme e Damião, que estava em obra quando fomos da última vez. A igreja tem afrescos muito belos no interior, além de um pátio muito agradável de acesso. No subsolo estão enterrados São Cosme e São Damião.

thumb_IMG_0400_1024thumb_IMG_0402_1024

Para coroar a caminhada, surge ele! O Coliseu, maior marco de Roma. Apesar de muitas vidas que por ali ficaram, o lugar exerce um fascínio, pela engenheira e preservação de tantos anos.

thumb_IMG_0409_1024

Ainda tínhamos tempo e fomos andando até a Igreja San Pietro in Vincoli onde está a o famoso Moisés de Michelangelo na tumba feita para o Papa Giulio II e uma urna contendo as correntes com as quais São Pedro ficou detido no Cárcere Mamertino. Logo ao lado está a Universidade de Engenharia.

Na parada para mais um sorvete, uma descoberta de uma nova igreja em Roma que não conhecíamos.

thumb_IMG_0427_1024

Retornamos a pé pelo mesmo caminho que fizemos, pegamos o trem no horário que pretendíamos e fizemos toda os trâmites do aeroporto com calma (sobrou tempo até para uma olhada no free shop).

thumb_IMG_0434_1024

E assim, curtimos Roma por algumas horas e saímos com aquela vontade de retornar logo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s