Nossos passeios em 5 dias pelo Deserto do Atacama

No deserto mais alto do mundo, há paisagens para todos os gostos. Isso foi um dos pontos que me deixou mais encantada por lá: cada dia era uma paisagem diferente, deixando super dinâmico o passeio em solos atacamenhos.

thumb_IMG_0690_1024-min

Salar de Tara

Dei todas as dicas práticas para organizar a viagem por esse deserto aqui e, nesse post agora, quero falar resumidamente dos passeios que fizemos.

A agência que escolhemos foi a Flavia Bia Expediciones. Descobri a mesma através de outros blogs e fiquei encantada com as propostas de um certo “luxo” e “conforto” em passeios longos e desgastantes. Como estava com minha mãe que é zero acostumada a passeios mais radicais, optei por uma agência que tivesse diferenciais em termos de conforto. Claro que havia agências mais baratas, mas acredito que o que nos foi oferecido valeu cada centavo pago.

Fiz as reservas dos passeios que queria por e-mail. Para garantir, é preciso fazer um pagamento de 15% do valor. Para isso, é feita uma transferência em real para a conta do Banco do Brasil da Flávia, com a cotação do dia.

Escolher a programação no deserto é difícil pois há muitas opções disponíveis. Nós aproveitamos todos os momentos disponíveis que tínhamos, sem parar muito para descansar. Foi puxado, mas conhecemos tudo que queríamos.

Chegamos em um domingo pela manhã (as 9 horas) no aeroporto e por volta das 11 estávamos no nosso hotel. Primeiro destino foi a agência.

Havia reservado todos os passeios pelo e-mail, mas você não sabe qual será a ordem dos mesmos pois a agência vai esperando fechar grupinhos e arruma a programação nas vésperas da chegada. Por isso, assim que chegamos foi preciso ir a agência para receber nossa programação dos dias seguintes, as recomendações de roupas e para pagarmos. As entradas nas atrações são pagas a parte, no dia de cada passeio.

Uma dica muito importante é começar os passeios pelos de altitude mais baixa e ir subindo aos poucos. Logo, passeios como Geyser del Tatio ou Salar de Tara devem ser feitas mais ao final.

Nosso primeiro passeio começou logo no próprio domingo pela tarde.

Dia 1: Valle de La Luna y Muerte (passeio de meio dia) – post aqui

Esse costuma ser o primeiro passeio de todos que chegam porque é o mais perto da cidade e o mais fácil. Acho que fazemos ele no início também porque depois ele perderia um pouco a graça perto dos outros. O passeio começou as 15 horas e terminou perto das 20 horas. Não vimos o pôr do sol por conta da chuva que chegou ao final.

A região era um lago antigamente que secou e, devido a ação da natureza, apresenta pedras com formatos diferentes e uma vastidão enorme. Fomoss de carro por algumas partes, fizemos uma caminhada de meia hora pela paisagem e fechamos indo de carro para o Valle de la Muerte.

Passeio inclui lanche.

thumb_IMG_0184_1024-minthumb_IMG_0261_1024-minthumb_IMG_0276_1024-min

Dia 2: Lagunas Altiplânicas y Piedras Rojas (passeio de dia inteiro) – post aquiDeserto do Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Esse dia foi o único em que a chuva de janeiro nos atrapalhou. Pelas fotos que vejo, as Piedras Rojas são maravilhosas. Porém, não conseguimos chegar até lá porque na estrada começou a nevar muito e, por segurança, nosso guia achou melhor voltar. Conseguimos seguir até as Lagunas Altiplânicas onde tomamos o café da manhã. O tempo estava bem fechado e choveu muito depois de um tempo. Para compensar a não ida a Piedras Rojas, fomos levados ao Salar de Atacama. Este é um dos salares mais famosos da região. É possível ver  o sal da região e lagoas lindas, com flamingos!

Passeio inclui café da manhã e almoço.

thumb_IMG_0309_1024-min

Neve no caminho de Piedras Rojas

thumb_IMG_0324_1024-min

Lagunas Altiplânicas

thumb_IMG_0361_1024-min

No meio da estrada do deserto…

thumb_IMG_0419_1024-min

Salar de Atacama

thumb_IMG_0422_1024-min

O flamingo e um vulcão ao fundo

Dia 3: Lagunas Escondidas (post aqui) + Tour Vinho/Salar Atacama (post aqui) (dois passeios de meio dia) 

O passeio da manhã foi para visitar as sete lagoas escondidas. É um passeio novo que surgiu quando a Laguna Cejar (onde é possível boiar devido a concentração de sal) aumentou seu preço de forma estratosférica. Chegamos na primeira lagoa, onde é possível entrar. Mas resolvemos fazer a trilha até a última lagoa, onde também é possível entrar. A concentração de sal é enorme e realmente não afundamos. É incrível a sensação! A sexta lagoa é maravilhosa de se ver!

thumb_IMG_6674_1024-min

A sexta lagoa

thumb_IMG_6677_1024-min

Na última lagoa não afundamos!

Na parte da tarde fomos a uma vinícola que existe na altitude e provamos o vinho das alturas. Não foi um passeio tão legal, mas sempre vale a pena conhecer algo diferente ao meu ver. O fim do passeio foi novamente no Salar do Atacama. Como no dia anterior acabamos indo para lá devido à chuva, a agência nos devolveu o dinheiro desse passeio. Achei muito profissional essa atitude!

Os dois passeio incluíram lanche.

thumb_IMG_0568_1024-min

Vínicola do Atacama

thumb_IMG_0594_1024-min

Amiguinha llama no meio do caminho

thumb_IMG_0624_1024-min

Pôr do sol no Salar do Atacama

Dia 4: Salar de Tara (passeio de dia inteiro) – post aqui

O dia de paisagens mais incríveis que já vi! Foi lindo demais! Subimos a cordilheira dos Andes e passamos por muitas paisagens incríveis! Era deserto, eram lagunas, era verde, eram vicuñas e llamas. Amei esse passeio, meu preferido!

O passeio inclui café da manhã e almoço.

thumb_IMG_0729_1024-minthumb_IMG_0764_1024-minthumb_IMG_0813_1024-minthumb_IMG_0848_1024-min

Dia 5: Geyser del Tatio (passeio de meio dia e que só ocorre pela manhã) – post aqui

No dia em que fomos embora madrugamos para conhecer os geyseres famosos da região. A atividade vulcânica da região entra em contato com a temperatura fria do exterior e expele fumaça. É possível entrar em uma das piscinas que é quente (mas o lado de fora é frio demais)!!! Na volta paramos numa micro cidade para provar carne de llama e passamos por paisagens maravilhosas, só para variar.

O passeio inclui café da manhã.

thumb_IMG_0959_1024-minthumb_IMG_1012_1024-minthumb_IMG_1033_1024-minthumb_IMG_1089_1024-min

Nesse tempo conseguimos ver tudo que queríamos, fazendo os principais passeios da região. Vou detalhar cada um dos passeios mais a frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s