Deserto do Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Nosso passeio no segundo dia no Atacama era, originalmente, uma ida a Piedras Rojas e depois a visita às Lagunas Altiplânicas. Mas viajamos em janeiro e a chuva nos alcançou. Na verdade, a neve! Em pleno verão!!! Por isso, a ida até a Piedras Rojas foi cancelada e seguimos direto às Lagunas Altiplânicas, onde tomamos nosso café da manhã. Depois, fomos almoçar e passamos a tarde no Salar do Atacama.

thumb_IMG_0353_1024

Lagunas Altiplânicas

Horário: das 07 hrs até as 16 hrs (fomos no verão)

Incluído: café da manhã e almoço

Preço: 85.000 pesos (na agência Flavia Bia Expediciones) + 3.000 pesos (entrada)

Nível Dificuldade: médio (não há uma caminhada, mas a altitude já é alta, com 4.300 m)

Roupa: roupa que esquente bem, vestida em camadas pois o passeio da tarde é mais quente.

thumb_IMG_0310_1024

A neve na estrada que impediu chegarmos a Piedras Rojas

Duas lagoas formam as chamadas Lagunas Altiplânicas: a Miscanti e a Meniques, Ao redor delas, há dois vulcões cujos nomes são os mesmos. Na verdade as duas eram apenas uma lagoa que, ao longo do tempo, se dividiu devido a erosão. As lagoas fazem parte da Reserva Nacional dos Flamingos.

thumb_IMG_0324_1024

Laguna Miscanti

Contam que existia uma espécie de réptil que vivia nas águas. Porém, elas se tornaram tóxicas com a ação do homem e não há mais qualquer animal que viva nas lagoas.

Ao redor das mesmas há uma vegetação dourada e baixinha que é comum em lugares de altura elevada. Aprendi que sempre que vemos esta vegetação significa que estamos há mais de 4.000 metros. Assim como as vicuñas que são animais parecidos com as llamas e só vivem nesta altitude.

thumb_IMG_0327_1024

A vegetação típica da altitude

Quando chegamos, fomos direto para o canto da Laguna Miñiques onde nosso café da manhã ia sendo preparado. Demos uma volta (aproveite que há banheiro por aqui!), admiramos a natureza incrível desse lugar e voltamos para tomar nosso chocolate quente. Tomar café da manhã com esta vista foi realmente um daqueles momentos inesquecíveis na vida.

thumb_IMG_0345_1024

thumb_IMG_0338_1024thumb_IMG_0336_1024

Confesso que quando olhos as fotos de quem pegou um dia bonito de sol por aqui, fico impressionada de como pode ser ainda mais belo do que vimos. Então torça para fazer sol e seu queixo vai cair de vez.

Saímos das Lagunas quando a chuva começou e seguimos para nosso almoço.

thumb_IMG_0361_1024-min

Na estrada do Atacama

Devido ao tempo, o almoço foi em um local no meio da estrada, em meio ao verde. O almoço estava delicioso: salmão, batata e arroz. Vinho branco à vontade, além de água e refrigerante. A sobremesa foi mousse de maracujá.

A próxima parada, pela tarde, foi o Salar do Atacama. O deserto de sal é simplesmente o terceiro maior do mundo. A formação deste deserto ocorreu devido ao acúmulo de sal  e minerais trazidos pela chuva e vento das cordilheiras que cercam o local. Há algumas lagoas em meio ao deserto, tornando ainda mais fotogênico o local.

thumb_IMG_0389_1024-minthumb_IMG_0377_1024-min

Na entrada, há banheiros e algumas cadeiras e mesas para um descanso.

Há um caminho demarcado por onde seguimos, parando em alguns pontos onde há placas explicativas da geologia da região, dos vulcões e da fauna e flora. O guia foi com a gente, explicando inclusive com tablets através de fotos a região.

thumb_IMG_0419_1024-minthumb_IMG_0384_1024-min

thumb_IMG_0439_1024-min

Um dos destaques deste local são os flamingos. Há três tipos de flamingo na região e a brincadeira foi tentarmos adivinhar qual era cada um.

thumb_IMG_0393_1024-minthumb_IMG_0422_1024-minthumb_IMG_0404_1024-minthumb_IMG_0437_1024-min

Terminamos o passeio por volta das 17 horas e voltamos para o hotel mais uma vez extasiadas pelas paisagens desse lugar incrível que é o Deserto do Atacama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s