Um dos templos mais famosos de Bangkok é o Wat Pho, onde reina um famoso buda reclinado. A sua localização bem ao lado do Grand Palace permite uma dobradinha perfeita de turismo.
Este é o templo mais antigo da cidade, sendo construído antes mesmo de Bangkok ser capital da Tailândia. Quando o rei Rama I construi o Grande Palácio, solicitou que o o templo fosse reconstruído e este se tornou o principal templo do rei.
O templo é bem grande e abriga mais de cem imagens de budas. Porém o mais famoso e que atrai todos os turistas é o Buda reclinado. Ele foi inserido ali pelo rei Rama III. Cada posição do Buda significa algo e esta em si mostra que o Buda chegou ao Nirvana e as reencarnações acabaram.
O tamanho da imagem é impressionante. São 46 metros de comprimento e 15 m de altura. Os pés da imagem são gigantes! E no meio delas fica um círculo que representa uma chacra ou ponto de energia.
A visita a este buda é concorrida, cheia de turistas e em cada parte há uma fila para tirar a foto ao lado da imagem. É preciso retirar os sapatos para entrar!
Logo atrás da imagem ficam 108 potes, que representam as 108 atitudes que o Buda fez para chegar a perfeição. Para atrair sorte, se joga uma moeda em cada pote. Existem potes com 108 moedas ao custo de 20 baht para quem quiser garantir a sorte.
O templo fora deste buda é lindo. São muitas estupas (lugares onde ficam as cinzas de reis ou pessoas importantes) espalhadas. A beleza e o detalhe de cada uma merecem uma visita demorada por ali.
Há também pequenas capelas espalhadas pelo templo, com portas e arquiteturas cheias de detalhes, como é padrão tailandês.
Para completar, Wat Pho é considerado o berço da massagem tailandesa. Aqui funcionava a primeira universade do país que inicializou o estudo da medicina tailandesa com técnicas de massagem. Ainda hoje funciona uma escola de massagem. Fomos até lá para fazer uma verdadeira massagem tailandesa. O lugar estava com fila de mais de uma hora. Porém há um outro local, fora do templo, que pertence a mesma escola tradicional e não tinha fila. Fomos levados para lá. Eu fiz uma massagem tradicional tailandesa e o João uma massagem nas pernas e pés. Amei a experiência!
Esta visita durou umas 2 horas para a gente, fazendo a massagem. Fomos depois do Grand Palace e depois rumamos ao hotel pois o calor nos cansou demais!