Laos, a terra dos elefantes

Eis aqui um passeio que envolve muitas opiniões distintas. Os elefantes e o Sudeste Asiático tem uma relação intrínseca, desde muitos anos. A relação pode ser comparada com as dos ocidentais e os cavalos. O uso de elefantes para transporte ou mesmo nas guerras faz parte da história dos países desta região.

thumb_IMG_0508_1024-min

No passado mais recente, os elefantes sofreram caças predatórias, principalmente pelo comércio de marfim. Com a redução cada vez maior destes animais, surgiu o turismo com os elefantes. Por um lado, significou um alento a diminuição da caça. Por outro lado, proliferou vários locais precários, que maltratam os animais, para ganhar mais e mais dinheiro com os turistas.

Com essa introdução, vale pesquisar com cuidado o local escolhido para interagir com estes animais. Os centros mais desenvolvidos e mais reconhecidos na proteção destes animais ficam em Chiang Mai, no norte da Tailândia. Nós não iríamos para lá. Mas fomos a Luang Prabang, no Laos, cujo nome significa a terra dos elefantes. Então vamos a procura dos bichões!

Um dos locais mais famosos e que me pareceu ter um cuidado muito grande com os bichinhos é o Elephant Village Laos. Acabamos não indo neste pois queríamos conjugar o passeio com os elefantes, com um banho com estes animais e com a visita até a cachoeira Kuang Si. Assim descobri a agência All Lao Service,que possui o seu próprio santuário de elefantes.

O local cuida de elefantes resgatados da perseguição de caçadores, órfãos, doentes ou que tenham sofrido abusos. Cuidam para recuperá-los e desenvolvem estudos sobre os elefantes. Eles oferecem um voluntariado para aqueles que querem cuidar e conviver com os elefantes por um tempo.

Além dos passeios de interação com os animais, no lugar funciona um hotel. São cabanas que ficam de frente para o Rio Mekong, num local de beleza única! Fiquei com uma vontade enorme de passar alguns dias relaxando por ali.

thumb_IMG_0423_1024-min

A vista das cabanas

thumb_IMG_0413_1024-min

Cabanas para se hospedar

Falando do passeio em si, fiz a reserva do tour One Day Elephant Riding, Bathing and Kuang Si Waterfall através do e-mail info@alllaoservice.com. O preço era de $ 55 por pessoa.

No dia, o guia nos buscou no hotel logo cedo, por volta de 8:30 da manhã. Fomos andando até a agência fazer o pagamento e seguimos de van para o santuário. O lugar fica a uma meia hora da cidade.

Chegando lá, fomos primeiramente interagir com os elefantes. Foi possível dar comida e acariciar os bichinhos.

thumb_IMG_0333_1024-minthumb_IMG_0335_1024-minthumb_IMG_0426_1024-min

Logo depois foi a hora de darmos uma volta nos elefantes. Fomos eu e João em um passeio de uma hora de duração, mais ou menos. Junto com a gente foi o mahout, que é o treinador do elefante. Cada animal tem o seu próprio mahout, que vive com ele desde que o mesmo nasce ou chega no acampamento. Há toda uma linguagem específica para essa interação entre os dois.

thumb_IMG_0356_1024-min

O passeio começa dentro de uma mata mais fechada e segue até o Rio Mekong. O elefante entra na água e se diverte, bebendo e brincando por ali. O passeio é bem devagar e seguro.

thumb_IMG_0369_1024-minthumb_IMG_0376_1024-min

A beleza do Rio Mekong está toda ali do lado. Deu para ver laosianos lavando roupa no rio ou mesmo andando no seu barco por ali.

O passeio terminou. Foi o tempo de descansar, ir ao banheiro e seguir para a parte mais incrível desse dia! Entrar na água junto com os pequenos bichinhos!kkkk

Cada um foi em um elefante, sentados diretamente no corpo do elefante. Fomos andando até o rio. Depois que entramos, os elefantes se esbaldaram! Mergulhavam, jogavam água para o alto…e nós ali! Interagindo e sendo completamente encharcados por eles. Uma sensação única, maravilhosa e que nunca vou esquecer nessa vida!

thumb_IMG_0456_1024-minthumb_IMG_0441_1024-minthumb_IMG_0467_1024-min

thumb_IMG_0495_1024-minthumb_IMG_0498_1024-minthumb_IMG_0499_1024-minthumb_IMG_0506_1024-minthumb_IMG_0513_1024-min

Saímos completamente encharcados e, o grande erro do dia, foi não termos nenhuma roupa para trocar! Isso foi péssimo! Ficamos sentindo muito frio!!! Resolvemos ir para a piscina, ficar estirados no sol para nos secarmos um pouquinho pelo menos.

thumb_IMG_0519_1024-min

Encharcados

thumb_IMG_0523_1024-min

Piscina e sua vista

thumb_IMG_0525_1024-min

Que vista desde a piscina!

O almoço, que estava incluído, foi servido. Era um pad thai gostosinho, com água e frutas de sobremesa.

A van que nos levaria para a segunda parte do dia demorou muito para chegar. Então o jeito foi relaxar por ali, ficar vendo os elefantes serem alimentados e tratados e relembrar os momentos incríveis que tínhamos acabado de viver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s