Eis aqui um passeio que envolve muitas opiniões distintas. Os elefantes e o Sudeste Asiático tem uma relação intrínseca, desde muitos anos. A relação pode ser comparada com as dos ocidentais e os cavalos. O uso de elefantes para transporte ou mesmo nas guerras faz parte da história dos países desta região.
No passado mais recente, os elefantes sofreram caças predatórias, principalmente pelo comércio de marfim. Com a redução cada vez maior destes animais, surgiu o turismo com os elefantes. Por um lado, significou um alento a diminuição da caça. Por outro lado, proliferou vários locais precários, que maltratam os animais, para ganhar mais e mais dinheiro com os turistas.
Com essa introdução, vale pesquisar com cuidado o local escolhido para interagir com estes animais. Os centros mais desenvolvidos e mais reconhecidos na proteção destes animais ficam em Chiang Mai, no norte da Tailândia. Nós não iríamos para lá. Mas fomos a Luang Prabang, no Laos, cujo nome significa a terra dos elefantes. Então vamos a procura dos bichões!
Um dos locais mais famosos e que me pareceu ter um cuidado muito grande com os bichinhos é o Elephant Village Laos. Acabamos não indo neste pois queríamos conjugar o passeio com os elefantes, com um banho com estes animais e com a visita até a cachoeira Kuang Si. Assim descobri a agência All Lao Service,que possui o seu próprio santuário de elefantes.
O local cuida de elefantes resgatados da perseguição de caçadores, órfãos, doentes ou que tenham sofrido abusos. Cuidam para recuperá-los e desenvolvem estudos sobre os elefantes. Eles oferecem um voluntariado para aqueles que querem cuidar e conviver com os elefantes por um tempo.
Além dos passeios de interação com os animais, no lugar funciona um hotel. São cabanas que ficam de frente para o Rio Mekong, num local de beleza única! Fiquei com uma vontade enorme de passar alguns dias relaxando por ali.

A vista das cabanas

Cabanas para se hospedar
Falando do passeio em si, fiz a reserva do tour One Day Elephant Riding, Bathing and Kuang Si Waterfall através do e-mail info@alllaoservice.com. O preço era de $ 55 por pessoa.
No dia, o guia nos buscou no hotel logo cedo, por volta de 8:30 da manhã. Fomos andando até a agência fazer o pagamento e seguimos de van para o santuário. O lugar fica a uma meia hora da cidade.
Chegando lá, fomos primeiramente interagir com os elefantes. Foi possível dar comida e acariciar os bichinhos.
Logo depois foi a hora de darmos uma volta nos elefantes. Fomos eu e João em um passeio de uma hora de duração, mais ou menos. Junto com a gente foi o mahout, que é o treinador do elefante. Cada animal tem o seu próprio mahout, que vive com ele desde que o mesmo nasce ou chega no acampamento. Há toda uma linguagem específica para essa interação entre os dois.
O passeio começa dentro de uma mata mais fechada e segue até o Rio Mekong. O elefante entra na água e se diverte, bebendo e brincando por ali. O passeio é bem devagar e seguro.
A beleza do Rio Mekong está toda ali do lado. Deu para ver laosianos lavando roupa no rio ou mesmo andando no seu barco por ali.
O passeio terminou. Foi o tempo de descansar, ir ao banheiro e seguir para a parte mais incrível desse dia! Entrar na água junto com os pequenos bichinhos!kkkk
Cada um foi em um elefante, sentados diretamente no corpo do elefante. Fomos andando até o rio. Depois que entramos, os elefantes se esbaldaram! Mergulhavam, jogavam água para o alto…e nós ali! Interagindo e sendo completamente encharcados por eles. Uma sensação única, maravilhosa e que nunca vou esquecer nessa vida!
Saímos completamente encharcados e, o grande erro do dia, foi não termos nenhuma roupa para trocar! Isso foi péssimo! Ficamos sentindo muito frio!!! Resolvemos ir para a piscina, ficar estirados no sol para nos secarmos um pouquinho pelo menos.

Encharcados

Piscina e sua vista

Que vista desde a piscina!
O almoço, que estava incluído, foi servido. Era um pad thai gostosinho, com água e frutas de sobremesa.
A van que nos levaria para a segunda parte do dia demorou muito para chegar. Então o jeito foi relaxar por ali, ficar vendo os elefantes serem alimentados e tratados e relembrar os momentos incríveis que tínhamos acabado de viver!