Como aproveitar 6 dias de praia na Tailândia?

Uma viagem pelo Sudeste Asiático envolve templos, comida exótica, cultura diferente e, claro, praias incríveis! Esse pedacinho do mundo tem um litoral para lá de paradisíaco e a grande dificuldade de um viajante é escolher quais praias visitar.

thumb_IMG_7617_1024-min

Primeiro decidimos que íamos conhecer o litoral tailandês, o mais famoso entre os turistas. E assim, o mais preparado e de mais fácil acesso (fácil aqui é um agrado da minha parte).

Depois decidimos que as praias fechariam o roteiro pela Ásia pois seria a oportunidade para relaxar e descansar após tantos dias exaustivos de templos e correria.

thumb_IMG_0524_1024-min

Relaxar em uma água sim não foi difícil

Agora a parte mais difícil: que praias escolher?

A Tailândia tem basicamente dois grandes conjuntos de praias. O primeiro são o das praias do Mar Andaman (Phuket, Krabi, Ko Phi Phi, Koh Lanta, Koh Lipe) e o segundo as do Golfo (Koh Tao, Koh Samui, Koh Phangan).

A escolha de que lado visitar depende, primeiro, do mês da viagem. As monções, que são aquelas chuvas muito fortes típicas do Sudeste Asiático, atingem as duas regiões em momentos diferentes. O Mar Andaman sofre mais entre abril e setembro e o Golfo entre setembro e dezembro.

O próximo fator é o tempo disponível e a logística de acesso às praias. Para o Mar Andaman os dois principais aeroportos de acesso são o de Phuket e o de Krabi. Mas as melhores praias exigem algum deslocamento de ferry além do vôo. Na região do Golfo, há o aeroporto de Koh Samui (única ilha tailandesa com aeroporto).

thumb_IMG_0412_1024-min

Ko Phi Phi e seus cantinhos

thumb_IMG_7465_1024-min

A água transparente de Ko Phi Phi

Dado que só tínhamos 6 dias e era nossa primeira vez na Tailândia, resolvemos conhecer o lado das praias mais famosas, o Mar Andaman. Sem sombra de dúvidas Ko Phi Phi ganha de longe o título de ilha mais famosa do país. Ela fica a duas horas de acesso a partir do continente e ganhou muita fama por abrigar a praia Maya Bay, onde foi filmado o filme “A Praia”, estrelado por Leonardo di Caprio.

thumb_IMG_0235_1024-min

Maya Bay, a praia de Leonardo di Caprio

Ao mesmo tempo Ko Phi Phi é cheia. Então se tem um lado bom por ter uma boa infraestrutura, tem o lado ruim de ter muita bagunça, praias lotadas e som rolando alto a noite toda. Por isso decidimos conjugar essa visita a Ko Phi Phi com uma outra região conhecida justamente por ser relax e calma: Railay Beach.

Railay Beach fica no continente, na região de Krabi. Mas o seu acesso só pode ser feito através de barcos. As duas ruas principais são de areia e inspiram paz.

thumb_IMG_0618_1024-min

Railay Beach e suas cavernas

Vale ressaltar que nós fomos em fevereiro que é um mês bom para se pegar sol por esse lado. Mas, o clima anda tão instável, que pegamos um dia de chuva nas praias.

thumb_IMG_0777_1024-min

Antes de cair a maior chuva, curtimos esse marzão!

Agora, de forma prática, segue como organizamos nossos seis dias pelas ilhas tailandesas:

Pegamos um vôo de Kuala Lumpur direto para Phuket. Esta região é bem turística, mas o turismo ocorre de uma forma predatória, com muita prostituição e bagunça. Então não quisemos perder nem um dia por aqui. Nosso vôo chegou pela manhã e fomos direto para o píer de onde saíam os ferrys para Ko Phi Phi. Eu tinha reservado pela internet o ferry através do site Phuketferry.com e eles ofereciam a opção de adicionar o transporte de táxi. Assim que saímos da imigração do aeroporto, vimos meu nome na placa do taxista e seguimos por uma hora e meia até o ferry.

Em Ko Phi Phi, passamos esta primeira tarde, um dia completo e mais uma manhã.

thumb_IMG_0324_1024-minthumb_IMG_0128_1024-minthumb_IMG_0426_1024-min

Neste terceiro dia pegamos um ferry às 15 horas que ía direto para Railay Beach. Um detalhe muito importante: Railay Beach não tem um píer para esse ferry. Assim, quando chegamos, o ferry parou um pouco longe da praia e alguns barquinhos vieram nos buscar. Só que eles não chegam até a areia. Assim, é preciso descer do barco e carregar a mala na cabeça para não molhar. E depois levar esta mala pela areia…

Em Railay Beach ficamos dois dias cheios e, no sexto dia, pegamos um barco para Krabi. Depois um táxi direto para o aeroporto de onde voamos até Bangkok. O ticket do barco incluía o táxi e compramos na véspera em uma agência de viagem de Railay Beach.

thumb_IMG_0504_1024-minthumb_IMG_0729_1024-min

Só posso dizer que amamos demais essa parte da viagem. O clima das cidades, a água turquesa e verde, a paisagem… um verdadeiro paraíso!

thumb_IMG_0675_1024-min

O melhor brinde das nossas tardes

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s