Dicas para Viajar Grávida em todos os trimestres

Nossa gravidez veio de forma esperada mas bem mais rápido do que pensávamos. Eu sempre encarei a gravidez como um momento único na vida mas sem alterar (dentro do possível) minhas atividades. E viajamos bem nesse período! Fiz três grandes viagens grávida, uma em cada período e, aqui nesse post, minha ideia é compartilhar como foi para mim e o que fiz.

20180428_133200

Primeiro ponto que tomei muito cuidado nessas viagens grávidas foi com o seguro saúde. Eu sempre usei o do cartão. Mas, nesse caso, preferi contratar um extra. Principalmente na última viagem, que estava mais avançada, olhei muito bem quanto o seguro cobria de exames e até algum parto antecipado que fosse preciso. Contratei meu seguro pelo site Comparaonline e gostei do serviço, apesar de não poder falar do acionamento do seguro (ainda bem!).

Primeiro Trimestre

Esse trimestre costuma ser mais puxado para a mulher. Apesar da barriga ser inexistente, o cansaço e os enjôos dão as caras. Eu tive os dois mas deu para curtir o momento mesmo assim.

Descobrimos a gravidez dois dias antes de viajarmos para o Peru e a Bolívia. Dois destinos incríveis que há muito estavam na minha lista. Confesso que me bateu medo. Afinal iríamos encarar as maiores altitudes de nossas vidas! E como fazer isso grávida?

De verdade não é um destino que recomendo para grávidas. Porém minha médica me tranquilizou, disse para irmos. Era muito início da gravidez ainda e tudo daria certo. A única recomendação foi não tomar chá de coca.

E gente, a viagem transcorreu maravilhosamente. Nessas primeiras semanas eu ainda não tinha enjôo. Não usei meia de compressão nesse momento. Fizemos tudo em um ritmo calmo e a viagem aconteceu sem problema algum!

Segundo Trimestre

Esse trimestre é o melhor para as mamães. Enjôo vai embora, o cansaço também. Viajei como se grávida não tivesse! Só a ausência do vinho que era o diferente…

Nesse trimestre eu e minha mãe viajamos para Panamá, Cuba, Miami e Cidade do México.

thumb_IMG_0779_1024-min

Antes de eu viajar, fiz exame e ultra e vi que estava tudo ótimo com nossa Clara. Comprei uma meia de compressão para grávida, que permite acomodar melhor a barriga. Confesso que só usei nos vôos longos de ida e volta para o Rio de Janeiro. Eu quase não inchava e me incomodava muito aquela meia.

Durante o vôo me policiei para levantar a cada 2 horas no máximo e beber água o tempo inteiro.

Na viagem em si, tentei não carregar tanto peso e pegar mais leve no ritmo. Mas, de verdade, passei muito bem!

thumb_IMG_0200_1024-min

Em Miami aproveitei e comprei uma calça de grávida muito confortável que me acompanhou pelas semanas seguintes.

Terceiro Trimestre

Meu médico me liberou para viajar até o início do oitavo mês sem problemas. E, no final do sétimo, fomos eu e João para a Califórnia e Las Vegas.

Nessa época a barriga estava grande e o cansaço aparente. Antes de viajar fiz meu check up e, no avião, segui exatamente o mesmo da viagem anterior. Inclusive usando a meia calça de compressão (agora o tempo todo!).

thumb_IMG_0105_1024-min

A viagem foi bem mais calma. Andar pelas ladeiras de São Francisco me cansou muito. Mas a viagem foi perfeita e, voltando dela, foi esperar feliz e ansiosa pela nossa pequena.

E assim, ao fim da minha experiência de viagens na minha primeira gravidez, concluo que quase nada muda. E que, tomando os cuidados necessários, tudo flui naturalmente e com muita saúde. Em resumo:

  • Converse com o médico para que ele libere a viagem e diga o limite de semanas em que você pode viajar;
  • Faça os exames antes da viagem;
  • Faça um bom seguro de saúde viagem;
  • Usa a meia de compressão no avião;
  • Ande, pelo menos, a cada duas horas no vôo;
  • Beba muita água;
  • Respeite o limite físico do corpo pegando leve nas viagens;
  • E curta muito esse momento tão único para nós mulheres!

thumb_IMG_0351_1024-min

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s