Nossa gravidez veio de forma esperada mas bem mais rápido do que pensávamos. Eu sempre encarei a gravidez como um momento único na vida mas sem alterar (dentro do possível) minhas atividades. E viajamos bem nesse período! Fiz três grandes viagens grávida, uma em cada período e, aqui nesse post, minha ideia é compartilhar como foi para mim e o que fiz.
Primeiro ponto que tomei muito cuidado nessas viagens grávidas foi com o seguro saúde. Eu sempre usei o do cartão. Mas, nesse caso, preferi contratar um extra. Principalmente na última viagem, que estava mais avançada, olhei muito bem quanto o seguro cobria de exames e até algum parto antecipado que fosse preciso. Contratei meu seguro pelo site Comparaonline e gostei do serviço, apesar de não poder falar do acionamento do seguro (ainda bem!).
Primeiro Trimestre
Esse trimestre costuma ser mais puxado para a mulher. Apesar da barriga ser inexistente, o cansaço e os enjôos dão as caras. Eu tive os dois mas deu para curtir o momento mesmo assim.
Descobrimos a gravidez dois dias antes de viajarmos para o Peru e a Bolívia. Dois destinos incríveis que há muito estavam na minha lista. Confesso que me bateu medo. Afinal iríamos encarar as maiores altitudes de nossas vidas! E como fazer isso grávida?
De verdade não é um destino que recomendo para grávidas. Porém minha médica me tranquilizou, disse para irmos. Era muito início da gravidez ainda e tudo daria certo. A única recomendação foi não tomar chá de coca.
E gente, a viagem transcorreu maravilhosamente. Nessas primeiras semanas eu ainda não tinha enjôo. Não usei meia de compressão nesse momento. Fizemos tudo em um ritmo calmo e a viagem aconteceu sem problema algum!
Segundo Trimestre
Esse trimestre é o melhor para as mamães. Enjôo vai embora, o cansaço também. Viajei como se grávida não tivesse! Só a ausência do vinho que era o diferente…
Nesse trimestre eu e minha mãe viajamos para Panamá, Cuba, Miami e Cidade do México.
Antes de eu viajar, fiz exame e ultra e vi que estava tudo ótimo com nossa Clara. Comprei uma meia de compressão para grávida, que permite acomodar melhor a barriga. Confesso que só usei nos vôos longos de ida e volta para o Rio de Janeiro. Eu quase não inchava e me incomodava muito aquela meia.
Durante o vôo me policiei para levantar a cada 2 horas no máximo e beber água o tempo inteiro.
Na viagem em si, tentei não carregar tanto peso e pegar mais leve no ritmo. Mas, de verdade, passei muito bem!
Em Miami aproveitei e comprei uma calça de grávida muito confortável que me acompanhou pelas semanas seguintes.
Terceiro Trimestre
Meu médico me liberou para viajar até o início do oitavo mês sem problemas. E, no final do sétimo, fomos eu e João para a Califórnia e Las Vegas.
Nessa época a barriga estava grande e o cansaço aparente. Antes de viajar fiz meu check up e, no avião, segui exatamente o mesmo da viagem anterior. Inclusive usando a meia calça de compressão (agora o tempo todo!).
A viagem foi bem mais calma. Andar pelas ladeiras de São Francisco me cansou muito. Mas a viagem foi perfeita e, voltando dela, foi esperar feliz e ansiosa pela nossa pequena.
E assim, ao fim da minha experiência de viagens na minha primeira gravidez, concluo que quase nada muda. E que, tomando os cuidados necessários, tudo flui naturalmente e com muita saúde. Em resumo:
- Converse com o médico para que ele libere a viagem e diga o limite de semanas em que você pode viajar;
- Faça os exames antes da viagem;
- Faça um bom seguro de saúde viagem;
- Usa a meia de compressão no avião;
- Ande, pelo menos, a cada duas horas no vôo;
- Beba muita água;
- Respeite o limite físico do corpo pegando leve nas viagens;
- E curta muito esse momento tão único para nós mulheres!